sexta-feira, 14 de junho de 2013

                                          Inverso caloroso
               Em um dia de inverso, muito intenso, mas quase acabando lá por novembro,uma família de alpinistas decidiram comprar uma casa, no alto da montanha.Vivendo intensamente, em cada subida era como se tivesse uma experiência de vida, por causa da aventura, e consequentemente pelo fato de encarar a morte: mesmo pensando no perigo, que isso implica, ninguém pensava no fato de que poderia acontecer, um desastre mas não se preocupavam muito com isso.                         
                  Cinco anos, se passaram e a família mesmo com os anós,sempre ficavam unidas, não importava o que acontece. O casal tinha duas crianças de colo: Julia, e kevin. e sem contar seus filhos: mattheus, amanda, Johnny. O dia mais lindo do casal, foi quando nasceram amanda e Johnny,sua mulher estava lavando a louça, mas seus marido, estava  olhando televisão com sua filha mais nova: Amanda.
                                 A mais nova dos irmãos, só tinha três anos de idade,já sabia tudo, era o orgulho, da família e dos irmãos, todos os dias, os dois saião, juntos para trabalhar.Ana, sua mulher, trabalhava, num escritório usando, os recursos de escritório ( Como, PowerPoint, Excel,Word, broco de notas, assim como: Placa Mãe, HD, Placa de Vídeo, Memória e coisas deste tipo, aprende também a desmontar e montar estes periféricos,  até chegar ao estágio de poder fazer tudo sozinho......... Não é complicado, porém levará cerca de 2 meses. Os dois, tem condisôes muito boas, para sobreviver, porém os dois são ricos, e apesar de sua mulher dos estarem trabalhando, de assistente administrativa na empresa multinacional (NTN-BS) ela também, trabalha em um escritório num outro lugar, e mal têm tempo de parar em casa. Embora, seus pai, trabalhe, como fisico, ciêntista, e matemático. Nas horas, vagas eles, saem com seus filhos para um passeio no (zoológico, no parque, no shopping, numa pizzaria etc). 

terça-feira, 11 de junho de 2013

                                          Universo violento (O nascimento e a destruição do cosmos)
                                       Um dia, o universo estava tão perto, de nascer,que me via  voando, num buraco negro.Quase lá no infinito,eu vejo uma luz grande forte, mas estranha porque era sem som,Mas eu e meu parceiro harry deymon,planetas interplauniversitárianosele gostava desse topico e titulo.Se fosse mais perto da luz, brilhante, bem eu nâo sei o que, eu iria encontrar, talvez um novo universo perdido, ou quem sabe, algo inimaginavel, que nem mesmo saberia descrever.
                                             Será, que nâo! algo explodiu, mas nâo, deu som denovo, acabou de explodir uma coisa grande, algo maior que, a bomba de hiroshima e nagasaki juntas, só dessa forma para eu conseguir descrever, isso definitivamente foi, mais potente digamos, infinitamente,mais eu só descrevi assim, porque eu só conheço esse tipo, de força.Eu vi um clarâo, como raio vindo na minha, direçâo, mas nâo me assustei, pois nâo tinha som, esperei um 1 minuto, para ver se acontecia algo, de interessante depois de todo, o show de luzes numa maneira, interessante de obiservar nasce o universo,ao vivo e em cores.Os meus olhos numca, contemplaram, esse tipo de coisa, bem pensando desse jeito, que eu resolvi me perguntar " quem fez tudo isso? e esse quem. saberia me dizer, porque existem tantas coisas lindas? que eu ainda não tive tempo de desflutar, e de ver. e se existiria a possibilidade de algum planeta se deslocar de sua orbita?


tiranossaur.blogspot.com
                                     viajem ao cosmos:
            Hoje demanha eu acordei, pensando ser domingo mas era segunda feira do ano de 2015, nâo muito distante de nossa época atual, sabem a minha melhor história de aventura foi quando eu e meus irmâo saimos para pescar, embora nos termos esquecido o anzol.
                                    Outro dia, eu estava andando pela rua e vi um carro, de sorvete tombar, eu pensei pelos meus estintos, sair pegar uma mâozada, e ir comendo,.toda a viajem de volta para casa foi uma festa, eia trazendo um pote, tambem para os meus irmâos. Entâo pensei comigo - nossa! tudo isso que a conteceu valeu apena, pois eu nâo tive que pagar nada: fora que, se alguem vir o caminâo tombado na estrada irâo pensar o que! e isso!.entâo nâo muito preocupado com isso, eu decidi ir para a casa, cantarolando. Mas eu juro, que nada e comparado com a viajem ao cosmos o titulo da história,mas antes eu prefiro, contar como tudo lá encima, é maravilhoso, e "turbulento"mas , se, eu um dia podese, pisar num châo, marciano. onde eu iria. "a já, sei" ( talvez em marte).
                                             Mas, pelo outro, lado eu nâo aguentaria ficar sem água,o unico planeta que eu conheço, que tenha água em abundancia,"pelo menos até agora" e a terra.Ou sair da orbitá

sábado, 8 de junho de 2013

Jogos do Mortais

                                                Jogos da Morte(Que nos segue para matar)
                 O homem lobisomem e um grande amigo e guerreiro. mas o homem de fogo. gosta tanto de diamantes.. os seus olhos brilham como pedra preciosa, sua caveira escaldante que indiretamente dizia  - minha cabeça ferveu, e que quanto mais fico triste, meu irmão me alegra.
                                        Encontrei um homem chamado sama logue, então ele fez seu castelo com perigos extravasantes, um dia 10000 anos depois, ele encontrou uma mulher "Seles tia a deusa das flores" então meu amigo lobisomem me salvou de um grande perigo, que iria acontecer, então nos voamos até o infinito.
                                            Passou, 350000 anos, e depois disso era impossível que nós conseguiremos, e não podere-mos comer, comida, e nem tomar água, uma flor cresceu encima do homem da água, o homem da água disse - não me tome. e por favor não me coma, e a flor disse - tudo bem! e  ele disse - se vocês quiserem água e comida , eu posso dar a vocês. Então ele fez uma árvore a cima das terras,  depois eles foram andando, levando frutas e comida, depois de 6000 mil anos de caminhada, o homem voltou e disse - vocês são grandes, amigos e eu me orgulho de conhecer vocês, mais vocês ainda tem uma jornada,saiam do chão e continuem andando,e saiu um exercito de flops que iriam ajudar os viajantes a chegar ao destino,e também saiu do chão uma flor,e quando eles viram sair do chão, a flor falando alegremente, os guardas do castelo, a vistou o homem de fogo e da água, então eles entraram lá e o lobisomem, e o homem de fogo, entrou chutando tudo e com impeto, no castelo, para lutar contra os guardas que tinham armas especiais, então o homem de fogo, lutou contra o homem das plantas, então o homem do fogo queimou o homem das plantas.E agora ele solta a filha seles tia "a rainha das flores ".porque se vê vencido, pelo homem do fogo.
                                                  Ta, tudo bem, ela foi resgatada, mas e dai, e o homem lobisomem, e o homem fogo. ajudaram ajudaram se lestia.

Autor:: Deivisom  Anonimo
Site:  tiranossaur.brogspot.com

terça-feira, 28 de maio de 2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

O que é Sistemática ? (Parte 1)

E aí? Beleza? Como vai você? Espero que tudo esteja ótimo! Imagino que em algum momento lendo aqui no Ikessauro você tenha se deparado com umas palavrinhas diferentes ou que têm um uso diferente do que está acostumado, como gênero, classe, ordem, reino entre outras. Que mistura esquisita, cada palavra estranha, confunde a cabeça da gente e faz uma bagunça danada não acha? Pois devo te dizer que não é bem assim, o objetivo dessas palavras é exatamente o oposto e é disso que vou falar hoje. Aos leitores de plantão que já sabem o que isso significa, não custa reler pra manter tudo fresco na memória, mas é para aqueles que perderam a explicação na escola e que não estão por dentro do assunto que estou direcionando este artigo! Vou tentar tornar tudo muito simples e tranquilo, fácil de entender. Então vamos lá, clique em "Leia Mais" e desvende essas palavras!

Resenha: Filme "Age of Dinosaurs" (2013)


Mais um filme que tem nossos animais preferidos como personagens principais acaba de entrar no mercado e como sempre eu já dei um jeitinho de assistir para contar para você leitor do Ikessauro se o longa vale a pena ou não! O nome do filme é "Age of Dinosaurs" (A Era dos Dinossauros) e foi produzido pela Asylum Films, então você que conhece a produtora já tem uma ideia da qualidade da história! A Asylum é conhecida por produzir filmes de baixo orçamento com efeitos especiais fracos e enredos mais fracos ainda, coisas doidas como tubarões assassinos de duas cabeças e cobras gigantes além de "otras cositas más". Clique em "Leia Mais" e fique por dentro desse lançamento.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROMOÇÃO T.REX PAPO VERDE: ÚLTIMA PEÇA

O aviso de hoje é para os colecionadores de plantão! Sabe aquele T.rex da empresa francesa Papo, original, com a pose do Jurassic Park na cor verde? Pois ele saiu de produção há um tempo, ou seja, foi substituído por uma nova versão de cor diferente e já está se tornando bem raro. Mas a boa notícia é que eu consegui dois exemplares pra vender aqui no Ikessauro! Espero conseguir mais no futuro, mas está difícil e à medida que o tempo passa só encontramos usados para venda. Estes dois que consegui SÃO NOVOS! Novos, na embalagem original, com etiqueta e tudo! É a sua chance de conseguir uma dessas raridades! Mande um e-mail para patrick_krol.sk8@hotmail.com caso queira comprar. Lembrando que a promoção só é válida caso o contato seja feito através desse e-mail e o pagamento é por depósito bancário.
O valor de cada T.rex é R$200,00 reais + frete. A partir de agora o último T.rex Papo verde no estoque custa 180,00 reais com frete incluso! É o melhor preço do mercado, não vai achar mais barato! Aproveite hoje, pois amanhã pode ser tarde!


segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Domo Alto: um novo dinossauro canadense

Se tem um grupo de dinossauros simpáticos é o dos paquicefalossauros, dinossauros de porte pequeno a médio com hábitos predominantemente herbívoros e uma peculiaridade, uma cabeça reforçada por domos ósseos e espinhos! Independentemente da utilidade desses domos, esses dinos eram impressionantes e bizarros e até hoje estão entre alguns dos mais populares. Recentemente foi publicado um estudo nomeando mais um gênero e espécie de dinossauro desse grupo, um pequeno exemplar descoberto na América do norte! Clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre o novo dino!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

DINOS EM PROMOÇÃO: BAIXEI OS PREÇOS!!!

Acredito que você visitante já sabe que eu, Patrick, coleciono dinossauros. Vendo várias marcas e modelos novos aqui no blog. Tenho uma parceria com uma amiga do Rio de Janeiro, a Silvia, que fornece vários dinos assim como eu mesmo importo alguns pra vendermos aqui no Ikessauro. 
Porém por vezes eu compro dinos pra minha coleção em lotes grandes, bonecos usados, geralmente adquiro o lote por causa de alguma raridade nele ou porque tem vários que procuro. Mas eis que algumas vezes acabo com dinos repetidos na minha coleção. No momento estou querendo levantar uma grana e ainda liberar espaço nas prateleiras, por isso decidi vender uns 4 dinos repetidos meus. Lembrando que os preços aqui anunciados valem apenas para 1 unidade usada de cada dino e assim que eu vendê-lo deletarei da postagem, até mesmo o post completo após a venda de todos. Se você quiser um boneco novo do mesmo modelo precisará pagar mais caro. Lembrando também que esta venda não tem nada a ver com a Silvia e nossa parceria, portanto negocie comigo apenas. Os preços não valem para produtos vendidos por ela. Aliás, qualquer promoção do Ikessauro é exclusivamente por minha conta.
Os valores incluem
 frete, leve isso em consideração!
Aceito depósito no Banco do Brasil. O frete é grátis! 
SE LEVAR MAIS DE UM, DOU DESCONTO!
Para comprar somente pelo e-mail: patrick_krol.sk8@hotmail.com
  Kinto Favorite Spinosaurus
 R$110,00,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)
  Kinto Favorite Plesiosaurus
 R$95,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)
  Tyrannosaurus rex Papo 2005(saiu de produçao, está virando raridade, somente 1 no estoque)
 R$180,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)
 Oviraptor Papo 2010
 R$85,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)


Pachyrhinosaurus Papo 2010
 R$95,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)


Pachycephalosaurus Papo 2006
 R$85,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)
Pteranodon Papo 2006
 R$85,00 (Frete Incluso - Miniatura Nova)
 Ankylosaurus Oficial de Caminhando com os Dinossauros
 Raridade: 159,90 (Frete Incluso - miniatura usada)
  Triceratops Wild Safari: 59,90 (Frete Incluso - praticamente novo, algumas manchas que podem 
ser removidas com um pano úmido)
 
   T.rex Wild Safari: 49,90 (Frete Incluso - apresenta defeitinho na cauda e um nome escrito a canetinha na barriga)
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIBERADA 1ª FOTO DA PRODUÇÃO DE JURASSIC PARK 4!

JP4 em andamento! Foto tirada na escolha dos sets
©
Universal ??
Então pessoal, vocês já devem ter notado que eu falo pouco ou quase nada sobre Jurassic Park 4 aqui no Ikessauro. Não é porque não gosto da franquia ou porque não quero um quarto filme, mas sim porque já me iludi muito esperando esse lançamento desde 2001, quando logo após o lançamento de JP3 começou a surgir um rumor sobre a nova sequência. Quem têm acompanhado as notícias sabe que finalmente ano passado se não me falha a memória, o próprio Steven Spielberg comentou na San Siego Comic Con sobre o interesse em fazer o quarto filme, mesmo que não fosse como diretor! As minhas esperanças subiram, mas não o suficiente para ficar falando sobre o filme aqui. Porém hoje finalmente o diretor Colin Trevorrow publicou em seu Twitter uma foto com apenas a palavra "Nublar" e como legenda abaixo dela se lê o texto "JP4 Scout".
Isso comprova que o filme realmente está em andamento e que os produtores e a equipe já estão atrás dos cenários para usar no filme. Alguns acreditam que por ter mencionado a palavra "Nublar" o filme voltará à ilha de JP (1993), onde ocorreram os fatos do primeiro longa. A legenda "JP4 Scout" me faz pensar que nada é definitivo, que pode ser que sim, mas pode ser que mudem de ideia e alterem o local das filmagens. Enfim, vejam a a foto da bela paisagem, que imagino ser no Havaí e o snapshot que tirei do Twitter do diretor!
Snapshot do Twit de Colin Trevorrow
© Ikessauro

Novo Caenagnathídeo do Texas


Leptorhynchos
©
Nicholas R. Longrich/Yale
Um dinossauro emplumado recentemente encontrado no coração do oeste do Texas reforça uma visão emergente de que criaturas como esta eram mais diversas e dispersas na América do Norte que se pensava previamente. A espécie, um herbívoro do tamanho de um peru nomeado Leptorhynchos gaddisi, pertence a um grupo mais abrangente de dinossauros semelhantes às aves caracterizados por bicos e desdentados e garras longas e delgadas, dizem pesquisadores que analisaram fósseis encontrados perto o Parque Nacional Big Bend (Big Bend National Park), em um sítio fossilífero datando de cerca de 75 milhões de anos. Clique em "Leia Mais" e aprenda mais sobre essa descoberta importante!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

CONCURSO DE PALEOARTE: RESULTADO

Olá pessoal, chegou a hora tão esperada! Desculpe por tanta demora na divulgação do resultado, surgiram alguns imprevistos, tanto de minha parte quanto por parte dos jurados. Não podemos reclamar mesmo assim, afinal, eles são pessoas ocupadas e não estão ganhando nada para ajudar no concurso, se o fazem é porque gostam mesmo de paleoarte e fazem questão de incentivar a divulgação dessa arte no país. 
Primeiramente quero deixar aqui um enorme "MUITO OBRIGADO!!!" aos queridos amigos que se dispuseram a me ajudar aqui com esse concurso julgando as obras de arte. Apesar de eu ser metido a paleoartista, não tenho nada de conhecimento se comparado a essas feras. Os jurados escolhidos para avaliar as obras foram:
  • Felipe Alves Elias (Paleontólogo e Paleoartista profissional - Website)
  • Maurilio Oliveira (Paleoartista profissional do Museu Nacional no RJ - Website)
  • Rodolfo Nogueira (Paleoartista profissional - Website)
Como vocês podem ver, todos são muito bons no que fazem e além de excelentes artistas são pessoas muito boas, pelo menos é essa a impressão que tive deles no pouco contato que tive com eles via internet. Todos se prontificaram a ajudar no concurso na hora, bastou pedir uma vez e lá estavam para apoiar a divulgação da paleoarte no Brasil. Por isso eles merecem mesmo muito reconhecimento! Quem tiver interesse em ver mais obras deles pode acessar os respectivos sites e verão que belos trabalhos cada um já publicou.
O RESULTADO!
Enfim, depois de algumas trocas de mensagens e avaliações de cada ilustração foram escolhidos os 3 primeiros colocados, decisão que foi difícil devido a tantas ilustrações boas, mas no fim das contas eles, os jurados, chegaram a um consenso e elegeram os três campeões. Eu procurei não opinar nas obras nem comentar de maneira a alterar o resultado, deixando o serviço para os profissas!
Então vamos lá, os três vencedores do 1º Concurso de Paleoarte do Ikessauro são:
1º Colocado:  Microraptor limpando suas penas
©
José Vitor Expedito da Silva

2º Colocado:  Torvosaurus
© Thiago Augusto - 19 anos
3º Colocado:  Guaibasaurus candelariensis
© Rafael Albo - 21 anos
Meus parabéns aos vencedores e aos demais participantes. Os vencedores devem enviar seus dados para o e-mail patrick_krol.sk8@hotmail.com, incluindo nome completo e endereço para envio dos brindes! Lembrando, endereço completo para o e-mail acima! Os brindes são um oferecimento da empresa DinoBrinque! Um muito obrigado ao Fabrício Reis da DinoBrinque pelo apoio que permitiu premiarmos de alguma forma os vencedores do concurso! Acessem o site e vejam os demais produtos dele, verão que são bem legais e a preços muito acessíveis!
Abaixo deixo as obras de todos os participantes, devo parabenizá-los pelo empenho e interesse de participar no concurso, todas as ilustrações são excelentes, mas infelizmente só podemos premiar três participantes. Queria poder premiar todos, mas a realidade não me permite. Quem sabe algum dia, não é? Espero poder realizar a segunda edição do concurso ano que vem, de maneira mais organizada e profissional e com mais brindes ainda! Deixo bem claro que tendo participado do concurso todos os artistas concordam em ter suas obras publicadas no Ikessauro incluindo seu nome. Caso algum se arrependa ou deseje sua obra retirada da página, basta comentar aqui nesta postagem que a imagem será prontamente removida.
Deinonychus - The king of Dromaeosaurs!
©
Aryel Camero Goés - 15 anos
Ligabueino
© Bárbara Meurer dos Santo - 12 anos

Saltasaurus
© Carlos Eduardo Gonçalves Batista - 11 anos 
T.rex cuida do filhote recém nascido
© Danilo Król Padilha - 11 anos

Torvosaurus: dois machos prestes a lutar
© Grégory Ferreira - 21 anos


A cilada do Spinosaurus
© Igor Henrique Rodrigues Oliveira - 15 anos
A grande caçada do Oviraptor
© João Carlos - 12 anos
Cores de Alerta: Alverezsaurus
© Leonardo Fogaça - 17 anos
Velociraptor versus Oviraptor
© Marcos Paulo Pereira - 35 anos
Gigantoraptor chocando ovos
© Melkzedeque Alexsander Duarte Feitoza
Smilodon populator
© Ney Araùjo Ferreira
Casal de Brachiosaurus
© Lucas Pedro - 15 anos

Tyrannosaurus rex e sua presa
© Reinaldo Seiki Nagamine - 30 anos

Gostaria de deixar um recado a todos: fico muito feliz de saber que tem tanta gente que acompanha o Ikessauro, de crianças a adultos, tanto brasileiros  como estrangeiros como o participante Ney que é do Uruguai. É muito gratificante mesmo ver o interesse de tantos artistas, sejam iniciantes ou mais experientes na arte de retratar o passado e fico muito orgulhoso de poder divulgar as obras de todos, desde a mais simples até a mais complexa! Aos que não venceram desta vez, paciência e persistência, com muita prática e esforço as técnicas evoluem e sua arte melhora, então digo que devem continuar praticando cada vez mais, não deixem pra depois, sempre que puder, desenhe! Não foi fácil escolher os vencedores e espero que ano que vem haja mais participação e que seja ainda mais difícil de escolher! 
Publiquei as obras de todos os participantes com exceção de um apenas, que foi desclassificado por enviar uma obra que não lhe pertencia. Os jurados, que são paleoartistas profissionais, conhecem a arte e o estilo de seus colegas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, assim sendo reconheceram a ilustração enviada pelo participante como sendo de um artista estrangeiro e por isso optaram por desclassificar o participante. Não citarei o nome do participante, mas deixo esta explicação ao próprio para que saiba porque sua obra não foi exibida acima e como uma espécie de exemplo aos demais participantes, de que não é assim tão fácil enganar os outros. Sejam honestos com suas participações, tanto nos concursos que virão no Ikessauro quanto em qualquer outro! Obrigado pessoal e até a próxima!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Escola da Insanidade: nessa você não vai querer faltar!


E aí? Beleza? Por aqui tudo numa boa. Bem, hoje quero contar pra vocês sobre um projeto bem legal que minha amiga Camila Alli está desenvolvendo e é claro, envolve Dinossauros! Primeiro de tudo devo dizer que a Camila é uma excelente desenhista e paleoartista. E com seu talento e paixão pelos dinos é que ela desenvolveu a "Escola da Insanidade", uma série de história sobre a vida de um dinossauro chamado Fercus vivendo em um mundo nada legal! Não vou ficar dando spoilers aqui galera, quem quiser ler que vá ao site da Camila e confira o projeto. O que posso dizer é que a Camila e mais uma galera que ajuda ela fizeram um ótimo trabalho desde as ilustrações até a trilha sonora da série! Isso aí, a série tem até trilha sonora feita especialmente pela equipe para a série! 
E não é uma história bobinha não, garanto que será muito interessante conhecer os personagens, pelo pouco que li no site eu curti bastante, percebi que haverão críticas ao sistema social e educacional nessa trama e isso é muito bom! 
Acesse o site em http://www.escoladainsanidade.blogspot.com.br/ e dê uma olhada, garanto que vai se interessar! Além disso curta a página da série no Facebook, clicando aqui! Se gostou da série ajuda aí divulgando nas redes sociais ou comentando com quem curte coisas do tipo, seria uma boa ajuda para esse projeto tão legal que está surgindo! Era isso, até a próxima!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Capa da Revista
© Ikessauro
Sabe aquela sensação de dúvida que temos ao comprar um livro? Aquela que nos faz pensar se o material é realmente aquilo que esperamos ou não? Pois é, não sei você, mas a cada vez que vou comprar um livro sobre o qual não ouvi falar em detalhes me bate essa insegurança. Por isso resolvi postar no Ikessauro resenhas ou avaliações de material, para que você leitor possa evitar entrar na mesma situação. Neste post você lerá minha opinião sobre a revista "O Mundo dos Dinossauros" da Nova Sampa Diretriz Editora. Clica aí em "Leia Mais" para ir ao que realmente interessa?
Então, pois foi com a mesma insegurança descrita acima que fiquei ao ver pela primeira vez esta revista no site de vendas Mercado Livre. O anúncio trazia poucas informações, não dizia quem era o autor nem a editora, não trazia data de publicação nem informação se era um especial ou uma nova coleção. Inicialmente fiquei em cima do muro e não comprei, pois tinha outras prioridades. Para resumir, depois de muitos dias acabei cedendo à curiosidade e induzido pelo preço baixo (R$15,00 incluindo frete) comprei a revista no site mesmo.
Quando recebi o produto rapidamente me pus a folhear rapidamente, ávido para ver o conteúdo, mas logo tive minhas expectativas tolhidas pelo conteúdo da revista e pela forma como foi publicada. Claro que a revista não é toda ruim, mas as partes mal feitas tiram a credibilidade da parte boa e vou explicar o motivo. Quando se faz uma publicação, que será vendida, voltada mais para um objetivo educacional do que de entretenimento, espera-se do autor um cuidado maior com a escrita, diagramação do conteúdo e principalmente citação de fontes, ou seja, bibliografia que embasará todo o texto.
Esta revista no entanto não leva nada disso a sério, pelo menos na minha opinião. Analise comigo, que a maioria das publicações de dinossauros nos últimos anos trazia uns assuntos básicos, que no geral se resumem a:
  • Era Mesozoica e suas subdivisões;
  • Classificação dos dinossauros e a definição do que é dinossauro (ex:ornitísquios x saurísquios, grupos terópodes, saurópodes etc.) ;
  • Hábitos dos dinossauros (ex: alimentação, defesa, acasalamento, técnicas de caça etc.)
  • Espécies de dinossauros, pterossauros e répteis marinhos;
  • Extinção;
  • Formação do fóssil e seu descobrimento;
  • Histórias e curiosidades sobre fósseis famosos ou importantes (ex: Dinos Lutadores da Mongólia, Archaeopteryx, Sue etc.);
Poucas são as publicações voltadas ao público leigo que apresentam muito mais que isso, principalmente as novas teorias da paleontologia, como alguns casos de identificação da cor de animais extintos, aves como dinossauros, evolução em geral, dinos emplumados, dinossauros coloridos e muitas descobertas novas dessa ciência. Esta publicação em questão felizmente traz muita coisa dessa lista, pois fala dos dinos emplumados, sua evolução que originou as aves, deixa um pouco de lado a formação dos fósseis para falar mais detalhadamente da sua datação, citando até os elementos químicos usados como base de cálculo da idade das rochas. Fala-se em dinos brasileiros e pterossauros do Brasil também. Tudo isso é a parte boa da revista, a parte que me agradou, porém que não me impediu de considerar a revista uma publicação falha, pois os erros apresentados são muito evidentes e parecem mesmo mais caso de relaxo do que de falta de conhecimento sobre o tema.
Pois bem, começarei a citar os problemas pelas imagens utilizadas na revista, que parecem ter sido “catadas” às pressas numa pesquisa no Google Imagens. Sim, várias imagens de diferentes estilos, misturando fotos com ilustrações, esculturas digitais e screenshot do Jurassic Park 3 com desenhos em preto e branco. A maioria das páginas é bem colorida e bem preenchida com imagens, o problema é que a escolha não foi boa. Enquanto certas fotos foram acertos, outras acabaram sendo escolhas infelizes para esse tipo de publicação educativa. Uma delas foi uma arte conceitual do T.rex de Jurassic Park, que sabemos não está correto cientificamente em vários quesitos anatômicos e outra foto problema é a de um fóssil de Oviraptor sobre seu próprio ninho cheio de ovos, cuja legenda definia como um “fóssil raro de ovo de um T-rex”, para citar exatamente o texto impresso na página da revista.
Veja o fóssil de Oviraptor descrito como Ovo de T.rex
© Ikessauro
Uma das imagens é um screenshot do documentário "Dinosaurs Alive!" da Imax, que mostra um Tarbossauro num deserto, também legendada incorretamente como sendo um T.rex, embora essa eu possa pegar mais leve e perdoar, uma vez que ambos são bem similares e até iguais aos olhos de um leigo. Porém certos erros são inegáveis e ridículos, como a foto de um inseto fóssil tendo sido legendado como fóssil de um pterossauro, como você pode ver abaixo. Legendas genéricas como “Confronto imaginário de Supercrocodilo contra um Espinossauro” sobre a excelente pintura de Raúl Martín, retratando um Sarcosuchus e um Suchomimus se enfrentando prejudicam muito na minha opinião.
Eu vejo um inseto, pernas, asas, antenas: cadê o osso de pterossauro?
© Ikessauro
Outra coisa que não tenho certeza, mas estou bem desconfiado de ser incorreto, é a foto de um bloco de âmbar fóssil, cuja legenda diz se tratar de ossos fósseis cobertos com a substância. Tá, insetos ficavam presos em resina de árvores, até sapos, lagartos ou pequenos vertebrados de outros grupos, mas aí dizer que um osso ficou preso no âmbar é exagero. Alguns organismos ficavam grudados na seiva porque pousavam nas árvores ou caminhavam nos galhos e acabavam encarcerados na gosma pegajosa que a planta excretava. Mas um osso, como isso aconteceria? O pior é a maneira como muitas fotos foram organizadas, nos cantos das páginas, bem próximo à lombada da página, com partes cortadas para economizar espaço, deixando a diagramação esteticamente comprometida, claro tudo baseando-se no meu ponto de vista.
Fotos mal organizadas: melhor seria imagens menores e inteiras do que isso
© Ikessauro
Além dos erros nas legendas das fotos, o próprio texto da revista traz informações incorretas, como por exemplo, o ano de descobrimento do T.rex Sue, na revista marcado como 1970, sendo que na verdade foi encontrado em 1990. Se fosse um errinho de um ou dois anos, mas vinte! Outra informação incompleta é sobre o Barionix, que segundo publicado foi achado em Portugal e Espanha, o que está certo parcialmente. Na verdade foi descoberto na Inglaterra antes de ser encontrado em qualquer outra parte. Segundo a revista, o nordeste Brasileiro gerou fósseis de muitos pterossauros, o que é verdade, mas tendo tantas espécies daqui para citar o sujeito que escreveu a matéria pecou justamente ao mencionar o Pterodaustro como um pterossauro daqui, sendo que foi realmente achado na Argentina. Erros de digitação como nomes científicos trocados ou misturados são frequentes na revista.
Se o nome é Dromiceiomimus, porque o nome científico está como O. Edmontonicus?
© Ikessauro
Erros básicos de digitação ou confusão com grupos de animais se perpetuam pela revista toda. Em certo trecho está escrito que, e eu novamente cito, “(…) o Edmontossauro foi uma das últimas espécies de dinossauros que existiram, juntamente com o tiranossauro e os triceraptos, (…)”. Sério, triceraptos? Are you f*c%ing kidding me? Por favor né, publicação para venda tem que ter mais cuidado na digitação. Até os nomes dos gêneros todos com letras minúsculas. Aí, como costuma dizer meu pai, força a amizade. Sem falar na pouca dedicação e atenção na pesquisa das informações. Os sujeitos leram que as principais presas do Tiranossauro eram Hadrossauros (como Maiasaura, Parassaurolofo) e Ceratopsianos (como Triceratops, Diabloceratops) e foram especificar o que cada grupo contém, tendo acertado no primeiro, porém confundido o segundo com o dos Ceratossauros, que são dinos predadores do grupo dos terópodes, a maioria do Jurássico. Não estou dizendo que terópodes não poderiam ser presa do T.rex, até podem ter sido, mas ali claramente se vê a confusão feita.
Nem preciso explicar de novo né!
© Ikessauro
Bem, não quero mais cansar sua cabeça com tantos defeitos de uma publicação cujas fontes são… bem, não são!!! Na revista não tem fonte nenhuma, nem um sitezinho sequer ou um livrinho simples. Consultor especializado então, nem se fala, não há menção a nenhum! Se bem que ninguém ia querer seu nome publicado ao lado de tanto problema, não é? 
Referêêênciaaas... cadê vocês suas lindas?
© Ikessauro
Enfim, minha opinião final é a seguinte: em uma escala de 1 a 10, a nota merecida pela publicação é um 4, não mais porque apesar de ter acertado em vários pontos, a parte interessante e inovadora perde a credibilidade uma vez que se percebe erros feios na parte básica, que todo mundo está cansado de ver. Se alguém não sabe fazer conta de adição e subtração você vai acreditar que ela sabe fazer uma equação do 2º grau? Muito provavelmente não! É isso que eu penso também. Se pelo menos as fotos compensassem o valor pago pela revista, mas nem sequer legendaram corretamente, nem citaram o artista/fotógrafo, sem falar que a maioria estamos cansados de ver na net ou em outras publicações. Não recomendo a você que compre tal revista, salve seu dinheiro para algo mais proveitoso, outra publicação de maior valor, logo logo vou lhe indicar uma que vale a pena e é baratíssima.
Liopleurodon cazuei??? Mistura de réptil marinho com Amargasaurus?
© Ikessauro
Para você leitor que gostou desse artigo de opinião sugiro que comente, dê sua contribuição ao Ikessauro, sua participação é o meu incentivo. Compartilhe, seja via e-mail, redes sociais ou comentando com seus amigos, o importante é divulgar. Se não gostou, comenta aí também, diga porque discorda da minha opinião. Aguardo sua interação, até a próxima.


1 comentários:

Jhonatta Justino disse...
KkkkkK! Rindo muito...
Infelizmente eu comprei a revista a alguns dias atrás, confesso que não mim arrependi, a unica coisa que fiz foi ignorar os erros, a unica parte do livro que eu gostei foi as teorias que foram aplicadas na revistas.
Ri muito com as imagens que tenho quase certeza também que foram tiradas do Google por que já vi muitas delas la e a proposito tenho até algumas imagens no meu blog principalmente a imagem da pagina 42 (se eu não mim engano) que eu uso como papel de parede no meu blog.
Eu concordo com Patrick, mais se você é louco mesmo por dinossauro você vai compra ou pelo menos vai pensar duas vezes.

Dinossauros Papo



Dinossauros Papo? Você deve estar se perguntando o que é isso não é? Pois esta postagem tem o objetivo de explicar que a PAPO é uma marca de brinquedos francesa, que faz brinquedos de todo tipo, desde homenzinhos das cavernas a castelos, animais selvagens, mitológicos e domésticos, tudo em miniatura e sempre com a melhor qualidade e tentando fazer do produto o mais realista possível. Entre estas linhas está a coleção de seres pré-históricos, sobre a qual trato nesta postagem. Clique para expandir a postagem e confira tudo sobre essa coleção.